A partir da década de 1980, a equipe da CfaN estava gradativamente avançando para o norte, da África do Sul para o restante do vasto continente e, vez após vez, as reuniões pareciam explodir em seu tamanho. O Evangelista Bonnke desistiu de pregar em tendas e, a maioria das campanhas, desde então, têm sido feitas em grandes espaços ao ar livre.
A campanha da CfaN de 1990 em Kaduna, Nigéria, atraiu uma multidão de 500.000 pessoas ávidas em ouvirem o Evangelho. As reuniões da CfaN foram concluídas com um total de 1.670.000 pessoas presentes. A CfaN nunca havia visto uma campanha maior em sua história anterior a essa data. Nesta única campanha na Nigéria, o Evangelista Bonnke e a sua equipe pregaram a mais pessoas do que em todo o ano de 1987 – apenas três anos antes!
Nos 13 anos de 1987 até o final de 1999, mais de 42 milhões de pessoas estiveram presentes nas Grandes Campanhas Evangelísticas da CfaN. Dez milhões delas tomaram uma decisão por Jesus Cristo e foram incluídas nos programas de acompanhamento dirigidos pelas comunidades de igrejas locais.
A salvação de um continente estava se tornando realidade – “ ‘Não pela força nem pela violência, mas pelo Meu Espírito,’ diz o Senhor Todo-Poderoso.”
O Início do Grande Derramamento Nigeriano
Em novembro de 1999, foi como se Deus estivesse “mudando a marcha do carro para uma velocidade mais alta”. Devido à situação política, desde o início da Década de 1990 todas as atividades missionárias haviam sido proibidas na Nigéria, o país mais densamente povoado da África.
Quando o poder mudou de mãos e o evangelismo foi permitido novamente, o Evangelista Reinhard Bonnke e a sua equipe começaram imediatamente a planejar várias campanhas na Nigéria – lar de quase um quarto da população da África – numa tentativa de compensar os mais de oito anos em que o país estava fechado para a CfaN.
Exatamente 25 anos depois do início do ministério em 6 de dezembro de 1974, de 7 a 12 de dezembro de 1999, 525.000 pessoas compareceram em uma única reunião em Port Harcourt, Nigéria. Nos seis dias desta Grande Campanha Evangelística da CfaN, mais de 2,1 milhões de pessoas vieram às reuniões, e mais de 1,1 milhão de pessoas aceitaram a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Esse foi um aniversário de 25 anos de ministério realmente excelente!
Mais sobre as Grandes Campanhas Evangelísticas
As Grandes Campanhas Evangelísticas
Os conselheiros e ajudantes das campanhas designados pelas várias igrejas e comunidades da região são treinados de antemão e preparados meticulosamente para a cada campanha em si.
Cada campanha evangelística é firmemente fundamentada com intensa oração. O Evangelista Reinhard Bonnke está convencido de que o evangelismo que não é consistentemente acompanhado de oração é como uma “bomba sem detonador”.
As quatro ou cinco noites de reuniões ao ar livre seguem um padrão temático. Um estilo de campanha típico e bem eficiente foi desenvolvido através das ultimas décadas. As campanhas são eventos locais importantes da região e geralmente contam com a presença de Chefes de Estado, chefes tribais, ministros do governo, e assim por diante. O Evangelista Reinhard Bonnke usa palavras simples para pregar uma mensagem clara como o cristal, não ambígua, a qual é seguida de um claro apelo ao arrependimento e à conversão. A importância e as consequências de entregarmos as nossas vidas a Jesus são muito bem esclarecidas.
Milhares de conselheiros locais misturam-se com a multidão em toda a área, prontos para entregarem o livreto de 32 páginas “Agora que você está salvo” aos novos cristãos e a ajudá-los a preencher o cartão de decisão, no qual declaram que querem entregar a sua vida totalmente a Jesus Cristo, para viver de acordo com os princípios da Sua Palavra e a frequentar uma igreja ou comunidade cristã viva regularmente.
A pessoa que responde positivamente fica com uma cópia do cartão enquanto os originais são coletados e posteriormente entregues às comunidades locais para o trabalho de acompanhamento. O folheto é distribuído gratuitamente e contém as coisas mais importantes que as pessoas precisam saber ao darem os seus primeiros passos em sua vida cristã. Até hoje, mais de 90 milhões de cópias em 50 diferentes idiomas já foram impressas.
Todos os cartões de decisão são entregues às comunidades de igrejas participantes ao final da campanha e elas são responsáveis pelo trabalho de acompanhamento. O objetivo é que os conselheiros visitem pessoalmente a cada pessoa que respondeu positivamente ao Evangelho, convidem-na a ir à igreja, orem por ela, e se mantenham em contato com ela.
A consequente unidade e crescimento das igrejas são um incentivo à importância e influência da fé cristã na região. Os cristãos são incentivados a orarem coletivamente, a disseminarem o Evangelho e a “carregarem a tocha”.
A oração por cura e libertação é uma parte essencial de todas as reuniões e normalmente é seguida de um número impressionante de curas e milagres divinos.